Notícias
Especialistas alertam para atual modo de uso da terra e propõem mudanças
O programa de rádio Bem Viver desta quinta-feira (21) repercute os alertas do engenheiro agrônomo Álvaro Delatorre sobre as ameaças do avanço das lavouras de soja ao Pampa. Em entrevista, ele explica que a atividade está destruindo uma variedade de gramíneas nativas que formam, abaixo do solo, um emaranhado de raízes, quase como se fosse um colchão”. O caso exemplifica uma prática do agronegócio que segue na contramão de iniciativas sustentáveis do uso da terra e das soluções baseadas na natureza. O avanço da soja no bioma tem desconsiderado toda a biodiversidade da região, que tem perdido cada vez mais a sua vegetação nativa.
Integrante do Setor de Produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Delatorre sugere novas relações humanas com a natureza. Um dos exemplo defendidos é Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, lançado em 2020 pelo movimento. O objetivo é plantar 100 milhões de árvores em dez anos e fortalecer a produção de alimentos saudáveis.
[Continue a ler na publicação original…]
____________________________
Publicação original
Em respeito aos direitos autorais, solicitamos ler o restante da matéria e acessar os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Fonte: Brasil de Fato
- Data de publicação: 21/12//2023
- Endereço: https://www.brasildefato.com.br/2023/12/21/especialistas-alertam-para-atual-modo-de-uso-da-terra-e-propoem-mudancas
Compartilhe essa página: