Notícias
‘Sisteminha’: projeto de incentivo a agricultura familiar transforma quintal em miniatura de fazenda
Embrapa usa tecnologia e treinamento para capacitar famílias a produzir alimentos em casa. Projeto com potencial de combate à fome já foi exportado para oito países. Pense em um terreno de aproximadamente 100 metros quadrados. Nele, há uma casa com um ou dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Do lado de fora, há um tanque com peixes descarregando nutrientes na água, que ajuda a irrigar um pequeno terreno com sementes de milho e feijão. E, se ainda sobrar espaço, coloque um pequeno galinheiro com duas ou três galinhas.
É este o cenário mais comum entre as famílias brasileiras, com média de cinco pessoas cada, que já colocaram em prática o Sistema de Produção Integrada de Alimentos, conhecido como Sisteminha. Com potencial de combater a insegurança alimentar, o projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já foi empregado em 14 estados brasileiros, além de oito países africanos – Angola, Camarões, Etiópia, Gana, Moçambique, Senegal, Tanzânia e Uganda – e deve chegar a nações da América do Sul em breve.
[Continue a ler na publicação original…]
____________________________
Publicação original
Em respeito aos direitos autorais, solicitamos ler o restante da matéria e acessar os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Fonte: Globo
- Data de publicação: 13/04/2024
- Endereço: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/agrishow/noticia/2024/04/13/sisteminha-projeto-de-incentivo-a-agricultura-familiar-transforma-quintal-em-miniatura-de-fazenda.ghtml
Compartilhe essa página: