Notícias

Comitiva do Ceades visita Rondônia e inicia parcerias para execução de projetos

25/04/2024

O Instituto Ceades, entre 16 e 19 de abril, cumpriu uma importante agenda institucional no estado de Rondônia, com destaque para as reuniões realizadas na capital, Porto Velho, com a gerência do agronegócio do SEBRAE estadual, OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, SESCOOP e Faperon. Nessas oportunidades, o Ceades apresentou seu currículo institucional e o portfólio de sua vasta experiência, colocando-se à disposição para construir parcerias estratégicas para contribuir com o desenvolvimento local e regional.

Já no interior do estado, o Ceades visitou os municípios de Ji Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Ouro Preto e Candeias do Jamari, onde foram realizadas reuniões com a UNICAFES, FUNAI, cooperativas de produção e cooperativas de crédito que possuem relação com os sistemas CRESOL, SICREDI E SICOOB.

A rodada de reuniões teve por objetivo apresentar o Ceades para as organizações representativas do estado, tendo em vista que a instituição está credenciada para atuar em projetos e inciativas regulados pelo SEBRATEC, pela ANATER e pelo PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário.

O Ceades já atua em Rondônia desde 2018, executando projetos de ATER junto a cooperativas e associações através do programa Mais Gestão da Anater. Esse trabalho contemplou 16 cooperativas de produtores e 2 associações de povos indígenas, com destaque para organização do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Governo Federal.

Compuseram a comitiva do Ceades o coordenador institucional, Ronaldo Martins, o gerente de Ater Moacir Bernardi e o responsável pelas ações de crédito fundiário, Ciro Correa.

Na avaliação da equipe, a rodada foi muito positiva, atingindo 11 reuniões. Na opinião de Ciro Correa, “há um enorme espaço para realização de trabalhos relacionado com o crédito fundiário”. Moacir Bernardi avalia que “há boas oportunidades para realização de assistência técnica, as quais podem ser supridas em parte pelo Sebraetec”, programa no qual o Ceades se encontra credenciado.

Na opinião de Ronaldo Martins, coordenador institucional, “o Ceades possui equipe qualificada e metodologia com capacidade de produzir resultados em relação ao crédito fundiário e à ATER para principais cadeias produtivas”, incluindo a hortifruticultura e a bovinocultura de leite e de corte. Além disso, acrescenta, “o Ceades pode contribuir de forma significativa na elaboração de grandes projetos, sendo essa uma das expertise do Ceades”.

Findada a viagem, os próximos encaminhamentos serão na perspectiva de tratativas pontuais para a delimitação de projetos. Além disso, está confirmada a presença do Ceades no Rondônia Rural Show, importante evento do setor do agronegócio que ocorrerá de 20 a 25 de maio em Ji-Paraná.

 

Compartilhe essa página: