Notícias

Reunião de entidades em Curitiba define o Projeto Bem Viver para a Região Sul

19/12/2023

Tendo por anfitriã a Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Paraná (MDA), Leila Klenk, foi realizada, em 18/12/2023, uma definidora reunião entre diversas organizações que atuam com a agricultura familiar dos três estados da Região Sul.

A pauta do encontro foi o Projeto Bem Viver, um amplo programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que será executado pelo Instituto Ceades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com o objetivo de capacitar agricultores familiares a produzir alimentos saudáveis, ou seja, sem a utilização de insumos químicos.

O projeto será financiado pelo Sebrae com a duração de 24 meses e atingirá 2.650 famílias, podendo chegar a 3.000 famílias. As famílias serão assessoradas por técnicos competentes envolvendo todas as fases da produção agrícola e pecuária, com destaque para hortifrutigranjeiros, bovinocultura e piscicultura.

O encontro contou com a presença de organizações nacionais e regionais que estão tornando-se parceiras da viabilização do projeto: além da Superintendência do MDA PR, também a Superintendência do MDA de Santa Catarina, representada pelo titular Valmor Fritsch respaldam o projeto nas políticas públicas federais. E, não menos importante, participaram representantes da Conab, Cresol Baser, Unicafes SC e MST PR. Além delas, participaram também representantes do Banco do Brasil e da  Itaipu Binacional, com vistas à sua integração futura.

Segundo o Coordenador Institucional do Ceades, “este robusto arco de alianças garante qualidade à proposta e viabiliza um grande apoio para o aumento da produção sustentável pela agricultura familiar”.

Os representantes das entidades participantes destacaram dois fatos importantes: todas as famílias pertencem a cooperativas de produção, o que aumenta o potencial de adesão de outras famílias; e a parceria de cooperativas de crédito rural viabilizam segurança financeira para eventuais investimentos pelos produtores.

A expectativa do Ceades é que o convênio com o Sebrae seja firmado no mês de janeiro, com início imediato da execução do projeto.

 

Coordenação de Comunicação do Ceades

Compartilhe essa página: