Notícias

Oficina metodológica em Rio do Sul capacita técnicos para assessorar a produção de alimentos saudáveis

08/05/2025

Com o objetivo de promover a qualificação dos técnicos para a execução da assistência técnica, tendo por base conceitos e metodologias importantes, tais como agroecologia e SPDH, foi realizada, em 07/05/2025, a Oficina Metodológica para a equipe de campo de Santa Catarina do projeto Bem Cultivar.

A oficina foi realizada na sede do campus Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense e contou com a participação de técnicos de campo e da coordenação do projeto. A organização ficou a cargo do articulador estadual do projeto, Alexandre Santos.

Os formadores convidados para a oficina são especialistas no assunto: os agrônomos Valdemar Arl e Jamil Abdalla Fayad são pesquisadores e autores de diversas obras sobre SPDH, ou Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, que começou a ser desenvolvido na década de 1990 em Santa Catarina e que é bastante eficaz na transição para a produção agroecológica.

Na oficina, foram destacados aspectos como a centralidade da planta para os processos produtivos, a absorção de nutrientes, a função da biomassa para a manutenção do solo e a importância do método para  agricultura familiar.

Adicionalmente, a equipe também participou de uma aula ministrada pelo professor Hyrandir Melo no curso de especialização em SPDH oferecido pelo IFC Rio do Sul, tendo como temas a fisiologia dos vegetais e os fatores climáticos sobre o desenvolvimento das culturas.

Segundo o técnico de campo Henrique Preve, que atua na região de Urussanga, “a oficina foi importante para compreendermos os fundamentos do método SPDH, sendo uma ferramenta aliada à produção de alimentos saudáveis e condizente com o projeto desenvolvido pelo Ceades, que investe em capacitação técnica para melhor atender os agricultores familiares participantes do projeto Bem Cultivar.”.

Para conhecer mais sobre o SPDH, pode ser consultada a obra “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças: Método de transição para um novo modo de produção”, publicada pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina): https://tinyurl.com/2cr6w4sz 

Além de Santa Catarina, também serão realizadas oficinas metodológicas em Pelotas/RS e em Laranjeiras do Sul/PR.

Saiba mais sobre o projeto Bem Cultivar aqui.

 

Assessoria de Comunicação do Projeto Bem Cultivar

Compartilhe essa página: