Notícias

Ceades apresenta bons resultados no mês de novembro

06/12/2023

Os últimos dias de novembro foram marcados por uma intensa agenda institucional, com resultados gratificantes. As equipes de parceiros e colaboradores do Instituto Ceades merecem elogios pela dedicação na elaboração de dois importantes projetos que nos colocaram em evidência nacional. 

O Ceades submeteu ao Ministério do Meio Ambiente um projeto a ser desenvolvido no estado de Goiás e, na primeira fase da seleção, ficou na sexta posição. A próxima etapa consiste na submissão do Plano de Trabalho para a avaliação fina – ou seja, a instituição ainda tem chances de ser contratada.

Outra ação de grande importância foi a conclusão da elaboração de um projeto de ATER visando a produção de alimentos saudáveis abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Trata-se de um projeto muito robusto, com ampla articulação institucional com o setor público, com organizações ligadas à produção rural e com cooperativas de crédito.

O projeto denominado Bem Viver foi apresentado para o Sebrae Nacional e tem a perspectiva de atender três mil famílias por um prazo de 2 anos, visando a conversão para a produção orgânica.

Paralelamente, ocorreram no mês de novembro inúmeras reuniões institucionais, com destaque para reunião por videoconferência com o Ministério do Meio Ambiente, a Embrapa de Passo Fundo e a superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Paraná; na reunião também estiveram presentes representante da CONAB estadual e o Deputado Federal Tadeu Veneri, dentre outros.

E o mês de dezembro começa com uma notícia muito boa: o Ceades irá executar, em parceria com Sebrae-PR, uma consultoria tecnológica de apoio aos agricultores do município de Reserva do Iguaçu, com duração de 7 meses.

Na opinião do Coordenador Institucional Ronaldo Martins, “o Ceades, após 20 anos de trajetória, em 2023 reposicionou sua marca e seu compromisso com a agricultura familiar e a sustentabilidade ambiental, e por este motivo os resultados começaram a aparecer”.

Compartilhe essa página: