Notícias

Ministério da Agricultura boicota programa de redução de agrotóxicos há dez anos

06/11/2024

Há dez anos, o Brasil tem um programa para diminuir o uso de agrotóxicos. Seu nome é Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara) e ele nunca foi posto em prática. O país é o campeão na aplicação de agrotóxicos desde 2011: em 2022, segundo dados da FAO, o Brasil usou mais de 800 mil toneladas de substâncias tóxicas, o que equivale a 22% do volume usado em todo o mundo.

A Embrapa estima que o consumo de agrotóxicos no Brasil aumentou 700% desde 1980, enquanto a área agrícola cresceu 78% no mesmo período.  A maior parte desses produtos é aplicada no cultivo de commodities. As áreas em que se plantam soja, milho, algodão e cana-de-açúcar recebem 84% dos agrotóxicos.  É um campo bem diferente do que produz comida, em que os gastos com agrotóxicos representam 1,6% do total.

Segundo o Censo Agropecuário (2017), 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café e 21% do trigo são cultivados por 420 mil agricultores familiares em pequenas propriedades.. » O Joio e O Trigo é uma instituição sem fins lucrativos e todo o nosso conteúdo é feito sob a licença Creative Commons. Para republicar nossas reportagens gratuitamente, é preciso mencionar o nome do nosso projeto e do autor do texto, entre outras regras disponíveis na nossa Política de republicação (https://ojoioeotrigo.com.br/politica-de-republicacao) «

 

[Continue a ler na publicação original…]

____________________________

Publicação original

Em respeito aos direitos autorais, solicitamos ler o restante da matéria e acessar os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

Compartilhe essa página: