Notícias

“É urgente alterar o padrão de financiamento da grande agricultura convencional”. Entrevista com Arilson Favareto

25/03/2024

Durante a 39ª Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul, que aconteceu no mês de novembro no Rio de Janeiro, o professor Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap, foi convidado para apresentar uma prévia do seu trabalho de consultoria para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentar, a FAO, sobre a ‘Transformação dos sistemas agroalimentares e mudanças climáticas: agendas globais e oportunidades para a agricultura familiar’. O estudo deverá ser entregue à FAO nas próximas semanas.

Motivados pela Missão Josué de Castro que objetiva a alimentação de 5 milhões de brasileiros, da qual o Movimento dos Pequenos Agricultores, o MPA Brasil, faz parte, procuramos o professor Favareto para que respondesse algumas questões sobre o tema.

Entre as principais afirmações da pesquisa do professor está a afirmação da importância da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena em produzir alimentos saudáveis suficientes para a superação da fome e das desigualdades sociais de forma combinada à preservação e restauração dos biomas. Para isso, segundo Favareto, é urgente ‘alterar o padrão de financiamento não só da agricultura familiar, mas também da grande agricultura convencional’.

A entrevista é de Mateus Quevedo, do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA Brasil, enviada para o Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

 

[Continue a ler na publicação original…]

____________________________

Publicação original

Em respeito aos direitos autorais, solicitamos ler o restante da matéria e acessar os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

Compartilhe essa página: