Notícias
CT Reserva do Iguaçu realiza Dia de Campo Agroecológico
No dia 09 de agosto de 2024 foi realizado em Reserva do Iguaçu/PR o “Dia de Campo Práticas de Produção Orgânica de Reserva do Iguaçu”.
A atividade faz parte da Consultoria Tecnológica para o Programa Pró-Leite e Produção Orgânica, executado pelo Instituto Ceades para a parceria entre o Sebrae Paraná e a Prefeitura de Reserva Iguaçu.
A programação ocorreu na propriedade familiar de Edelir e Vilmar Padilha, localizada no Assentamento Barreiro, e contou com a participação de dezoito agricultores e agricultoras familiares. Estiveram também presentes o Secretário Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Dilcinei Baitel, o gestor do Sebrae Paraná, Reges Friedrich, e os técnicos do Ceades Ronaldo Martins, Gilmar da Silva e Valmir de Souza.
A propriedade dos Padilha é bastante propícia para o Dia de Campo, haja vista que possui Certificação de Produtos Orgânicos da Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná e Certificação Orgânica Participativa da Rede de Agroecologia Ecovida.
A programação pedagógica, que iniciou no turno da manhã com uma apresentação teórica, foi conduzida pelas estagiárias do programa Paraná Mais Orgânico, Christine Makowski e Rafaela Damázio.
No turno vespertino, a atividade pedagógica ocorreu na lavoura. Foram discutidos aspectos da produção de alimentos na horta orgânica da propriedade, com destaque para as culturas de beterraba, couve folha, couve flor, brócolis, nabo, alface, escarola e acelga.
Também foram discutidas técnicas de produção de frutos com base na agroecologia. As plantações de maracujá e de banana serviram de demonstração para orientações acerca do aproveitamento do microclima, do manejo da cultura e dos seus insumos.
No final da programação, o tema foi a produção de biofertilizantes, com a orientação e demonstração acerca de ingredientes, preparo e aplicação nas culturas.Reges Friedrich, do Sebrae Paraná, declarou estar satisfeito com os resultados obtidos, afirmando que “o município de Reserva do Iguaçu tem se destacado na produção de orgânicos, se tornando uma referência na região e produzindo alimentos para o mercado institucional”.
Já o técnico do Ceades, Gilmar da Silva, “o evento foi uma grande oportunidade para qualificar a produção orgânica no município, tanto para quem já produz quanto para incentivar novos agricultores a produzirem de forma orgânica”.
Compartilhe essa página: