Notícias
Ceades promove ações estratégicas para o fortalecimento do crédito fundiário em Rondônia
Durante visita ao estado de Rondônia entre 20 a 24 de maio, os consultores do Instituto Ceades Ciro Eduardo Correa e Moacir Bernardi participaram de reunião no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vilhena com potenciais beneficiários do crédito fundiário. No encontro, o Ceades esclareceu as dúvidas dos participantes e apresentou a metodologia GensCoop que o Ceades desenvolveu para a elaboração de projetos sustentáveis.
A reunião, que contou com mais de 30 participantes, foi, segundo Ciro Eduardo, “muito importante para avançar com o primeiro projeto do Ceades em Vilhena”. O projeto debatido na reunião terá a participação de pessoas do município e região, na maioria jovens, sendo alguns com formação técnica em ciências agrárias, o que aponta um grande diferencial em relação aos projetos comuns.
O Ceades atua na construção participativa de projetos sustentáveis de crédito fundiário adotando três premissas básicas para a seleção dos imóveis a serem adquiridos: localização com fácil acesso, solos com boa capacidade de uso agropecuário e disponibilidade de recursos hídricos suficientes para a irrigação. “A partir de imóveis com estas características”, prossegue Ciro, “o grupo de beneficiários passa a ser orientado sob quais arranjos de sistemas produtivos deseja trabalhar, com diversificação, transição agroecológica, complementaridade e técnicas apropriadas à realidade vivenciada, buscando a produção de alimentos saudáveis com sustentabilidade social, ambiental e econômica, gerando trabalho e renda em curto, médio e longo prazos”.
A equipe do Ceades também dialogou com o Diretor do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Gervano Vicente, tratando sobre a estratégia de fortalecimento do cooperativismo, da produção de alimentos saudáveis e do crédito fundiário, instrumentos estes que são estruturantes da agricultura familiar no estado. O Ceades foi convidado e confirmou presença na Feira Estadual de Produção da Agricultura Familiar, que ocorrerá entre 1 e 4 de agosto em Ji-Paraná. “A feira será estratégica e teremos a oportunidade de interagir com produtores e suas organizações para a troca de conhecimentos e elaboração de projetos inovadores e sustentáveis”, complementa Moacir Bernardi.
Outra atividade importante em Rondônia foi a visita à https://www.embrapa.br/rondonia, com recepção pela chefe geral da unidade, Lucia Helena Wadt, e pelo coordenador de Supervisão de Transferência de Tecnologia, Rhuan Amorim de Lima. O Ceades teve a oportunidade de conhecer a vitrine de tecnologias disponibilizadas pela Embrapa e de dialogar para a construção de parcerias executivas para o segundo semestre, buscando a capacitação dos beneficiários do PNCF com a disponibilização de conhecimentos, materiais genéticos e técnicas de manejo agropecuária que promovam o desenvolvimento sustentável.
Conheça o PNCF
O PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário, é um programa de crédito do governo federal que disponibiliza recursos para o financiamento de terras e para a realização dos investimentos mais essenciais para a estruturação da produção agropecuária. Dessa forma, as famílias beneficiárias têm condições de produzir, gerar renda para seu sustento e pagar o financiamento, permitindo que outras famílias usufruam do mesmo benefício.
Quando o agricultor tem sua proposta de financiamento analisada e aprovada, ele passa a ser considerado “agricultor familiar”, o que lhe garante acesso a políticas públicas específicas para a agricultura familiar, como o crédito para a produção em condições especiais (Pronaf A), e passa a ser candidato a acessar o PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural e as compras públicas das modalidades PAA e PNAE, entre outras. Essas políticas podem garantir melhores condições para sua produção.
Procure o Ceades para conhecer mais sobre o PNCF e buscar caminhos para a aquisição da terra própria.
Compartilhe essa página: