Notícias

Ceades contribui com a Carta da COP30 no IFC Amazônia

24/04/2025

O Instituto Ceades participa do IFC Amazônia (International Fish Congress & Fish Expo Amazônia), evento que ocorre em Belém/PR entre 23 e 25 de abril de 2025. O evento, que discute a produção de pescado como alternativa econômica sustentável para a floresta e para seus habitantes, conta com a participação de representantes de diversos setores: pescadores, aquicultores, técnicos, professores, empresários, pesquisadores, investidores e membros da sociedade civil. 

O congresso e a feira de tecnologia visam discutir os caminhos para consolidar a produção de pescado como alternativa econômica viável e estratégica para a geração de trabalho, emprego, renda e sustentabilidade para a região.

Durante o evento, também, ocorre o Summit COP30, encontro em que entidades do setor se reúnem para elaborar a Carta de Belém, documento que definirá as contribuições da pesca e aquicultura para a Conferência do Clima, que será realizada na mesma cidade em novembro de 2025.

A Carta de Belém será finalizada no dia 24 e o Instituto Ceades, representado pelo seu Coordenador Institucional Ronaldo Martins, faz parte do grupo de discussão. O Ceades possui sólida experiência de assistência técnica para a pesca artesanal e para a maricultura, destacando-se os seguintes projetos: Apoio aos Territórios da Pesca e Aquicultura da Região Sul, Consultoria Tecnológica para a Pesca Artesanal da Ilha do Governador (Rio de Janeiro); Qualificação da Pesca Artesanal da Região Sul e Consultoria Tecnológica para a Produção de Ostras (Florianópolis/SC).  Além disso, o Ceades realizou a Relatoria do “International Fish Congress & Fish Expo Brasil”, ocorrido em Foz do Iguaçu em 2019.

De acordo com Martins, “trata-se de uma excelente oportunidade para o Ceades contribuir com seus conhecimentos sobre e reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e com os direitos dos povos tradicionais”.

Mais informações sobre o IFC Amazônia podem ser obtidas em https://ifcamazonia.com.br/.

 

Compartilhe essa página: