Notícias

Ceades inicia projeto para a qualificação da pesca artesanal

04/04/2013

Iniciou em Março de 2013 o Projeto “Qualificação da Pesca Artesanal da Região Sul”, aprovado pelo Edital 01/2011 do Ministério da Pesca e Aquicultura. O Projeto visa instrumentar a gestão e a operacionalização de 43 empreendimentos da pesca artesanal da região sul, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e para a permanência dos trabalhadores na atividade.

Segundo Ronaldo Martins, Coordenador Institucional do Ceades, “com mais este projeto o Ceades se consolida como entidade qualificada para atender as demandas da pesca artesanal e para a manutenção dessa cultura”. A pesca artesanal é um setor econômico de grande importância na região, envolvendo milhares de trabalhadores e ainda exibindo características de economia familiar e de economia popular solidária.

Entretanto, atualmente, a pesca artesanal está sendo muito afetada pelo avanço da pesca industrial, cuja cadeia produtiva está mais adaptada às características do grande mercado consumidor. “A experiência do Ceades auxiliará o setor a se auto-organizar, aumentando assim sua competitividade no mercado”, assinala Martins.

Os empreendimentos beneficiados são do tipo ponto comercial fixo, cozinha comunitária, manipulação de mariscos e fábrica de gelo, além de telecentros de inclusão digital. O projeto iniciará com um diagnóstico socioeconômico, para conhecer a realidade e as demandas dos empreendimentos; em seguida, serão ministradas oficinas nas áreas de gestão organizacional, financeira e de marketing e de manipulação do pescado.

Após as oficinas, serão selecionados 26 empreendimentos para receber assessoria local e acompanhamento técnico, buscando atender às especificidades de cada empreendimento. Ainda está prevista a elaboração de dois planos de negócio, que serão adaptados da experiência da agricultura familiar.

Na semana passada, o Ceades concluiu a visita aos Superintendentes do MPA do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na ocasião, o Coordenador Institucional do Ceades (que também é o Gestor do Projeto) e o Supervisor do Projeto, André Geraldo Soares, apresentaram minuciosamente o projeto, debateram as demandas e potencialidades do setor e solicitaram informações sobre o estado de funcionamento dos empreendimentos, nomes de dirigentes e meios de contato.

O projeto já conta com um sítio eletrônico, disponível em qualificapescasul.blogspot.com, onde estão dispostas informações mais detalhadas sobre o projeto e onde serão divulgados os seus eventos.

Compartilhe essa página: