Notícias
Programa oferece apoio à agricultura familiar no Rio Grande do Sul
Trezentas unidades de produção da agricultura familiar, vinculadas a associações e cooperativas no Rio Grande do Sul, serão beneficiadas pelo Programa Bem Cultivar. Voltada para oferta de alimentos saudáveis e orgânicos, a iniciativa é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (Ceades). Serão priorizadas as cadeias produtivas da horticultura, grãos, bovinocultura de leite e corte e ovinocultura.
“O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Está em quarto lugar na produção de grãos e em primeiro em proteína animal, conforme dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) de 2020. Mas fica entre sétimo e oitavo lugar no ranking da produção de alimentos quando se fala em agricultura familiar”, compara Claudia Stehling. Claudia, coordenadora do Núcleo de Agronegócios e Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, destaca as possibilidades oferecidas pela agricultura familiar.
“É muito importante o incentivo à produção orgânica e agroecológica. O brasileiro, de maneira geral, não acessa tanto o alimento saudável”, explica a coordenadora. Um dos propósitos do Bem Cultivar, que foi lançado em fevereiro, é justamente ampliar a escala de fornecimento de alimentos com maior qualidade nutricional a partir de tecnologias sustentáveis.
[Continue a ler na publicação original…]
____________________________
Publicação original
Em respeito aos direitos autorais, solicitamos ler o restante da matéria e acessar os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Fonte: Correio do Povo
- Data de publicação: 07/04/2024
- Endereço: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/rural/programa-oferece-apoio-%C3%A0-agricultura-familiar-no-rio-grande-do-sul-1.1596138
Compartilhe essa página: