Notícias
Instituto Ceades completa 20 anos de contribuição com o país
O Ceades completa em 28 de agosto de 2023, vinte anos de fundação. Alusivo a esta importante data, realizaremos o evento Ceades 20 anos, nos dias 05 e 07 de outubro, na cidade de São Miguel do Oeste (SC).
Temos muito a comemorar. Pelo que somos enquanto Organização da Sociedade Civil brasileira e pelo que ajudamos a construir, contribuindo decisivamente para melhorar o Brasil, em especial, a agricultura familiar e seus empreendimentos.
Hoje comemoramos um Instituto – com sua vasta equipe de profissionais, consultores, técnicos e parceiros – que se elevou à condição de excelência em assistência técnica e extensão rural, em consultorias especializadas no âmbito da sustentabilidade nos biomas Pampa, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, voltadas, particularmente, para a Agricultura Familiar, comunidades e populações tradicionais, povos indígenas e pescadores artesanais.
Em nossa trajetória, marcada por metodologias pedagógicas do fazer participativo, enfocamos o trabalho no desenvolvimento sustentável municipal e territorial, na organização de cadeias produtivas sustentáveis, na educação popular, na inclusão social e produtiva, na geração de emprego e renda e na segurança e soberania alimentar.
O Instituto Ceades está entre as organizações da sociedade civil do país que mais contribuiu para aprimorar a gestão de cooperativas, associações e organizações sociais, empresas rurais e arranjos produtivos para atuar nos mercados privados e institucionais e, em particular, para que esses públicos pudessem acessar as políticas públicas do estado brasileiro, entre elas, o PNAE, o PAA, bem como o financiamento da produção, politicas ambientais e agroindustriais, turismo, pesca, agroecologia, sociobiodiversidade, geração e gênero.
Enfrentamos muitos desafios. A busca por soluções inovadoras frente a oferta de políticas públicas que visavam retirar o povo brasileiro da miséria, da forme e da insustentabilidade. E também o largo período de instabilidade na política brasileira, com a redução das ofertas e dos recursos nacionais e internacionais, o desmonte do estado e das formas organizadas de participação.
O Ceades sempre soube dar um passo à frente. Nosso modo de fazer é coletivo e participativo. Nosso principal produto é o conhecimento construído sempre de forma cooperada e solidária.
Viva o Ceades!
Compartilhe essa página: