Notícias

Lançamento do aplicativo Assistente PNAE revoluciona agricultura familiar e alimentação escolar

07/10/2024

Desenvolvido pela UFG, com financiamento do MDA, ferramenta facilita gestão do PNAE e promove transparência e inclusão na comercialização de produtos agrícolas.

O ministro Paulo Teixeira, da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, esteve em Goiânia para o Lançamento do aplicativo Assistente PNAE. A ferramenta, desenvolvida para facilitar a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e promover a agricultura familiar, foi criada por professores da UFG, com financiamento do MDA, em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Com uma interface intuitiva e acessível, informações essenciais sobre agricultura familiar e a demanda de alimentos auxiliam tanto agricultores quanto escolas públicas na venda e aquisição de alimentos saudáveis. Para a reitora da Universidade, Angelita Lima, “transparência e licitude nas compras do PNAE e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) são cruciais. O aplicativo será essencial para garantir esses princípios. A implementação desta ferramenta representa uma disrupção necessária e impactante, pois a infraestrutura deve alcançar o campo”.

O ministro ressaltou a importância do aplicativo se tornar a porta de entrada para a comercialização dos produtos do agricultor familiar. “É fundamental inserir o agricultor familiar na comercialização e ensinar-lhe práticas essenciais. Gostaria de pedir que estudem a possibilidade de agregar outros programas, permitindo que esta ferramenta seja utilizada em iniciativas como o programa de compras institucionais, o programa de fitoterápicos e outros que desenvolvemos em prol dos agricultores”.

O lançamento do aplicativo Assistente PNAE destaca a importância da colaboração entre governo, academia e sociedade civil para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ferramenta já está disponível para uso por meio do endereço: http://pnae.app.br/.

____________________________

Publicação original

Acesse a publicação original para créditos adicionais:

 

Compartilhe essa página: