Notícias
Equipe do projeto Bem Cultivar participa de curso de SPDH do Instituto Federal Catarinense
Quatro Técnicos de Campo da equipe de Santa Catarina do projeto Bem Cultivar estão participando do curso de especialização em Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O curso, com carga de 450 horas, é ofertado pelo campus Rio do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina.
O Coordenador Institucional do Instituto Ceades, Ronaldo Martins, e o Articulador Estadual de Santa Catarina do projeto Bem Cultivar, Alexandre Santos, participaram da aula inaugural do curso, que ocorreu em 07 de abril. Para Ronaldo Martins, “o curso é uma grande oportunidade, uma vez que a metodologia SPDH será aplicada no no projeto”.
O método SPDH foi desenvolvido por instituições da área (EPAGRI, UFSC, UFFS, UFRGS, UDESC) em parceria com organizações representativas de agricultores familiares (FETRAF e Movimentos Sociais). Trata-se de uma modalidade de conhecimento que envolve o saber tradicional da agricultura familiar e o conhecimento técnico científico de pesquisadores e extensionistas.
O SPDH tem como objetivos diminuir os custos econômicos e ambientais, aumentar a produtividade e a autonomia da agricultura familiar, fixar carbono na terra e promover a transformação econômica e social.
No mês de maio ocorrerão três Oficinas Metodológicas para a equipe do projeto Bem Cultivar nos três estados da região sul e, dentre o conteúdo, constam a metodologia SPDH e o uso de bioinsumos.
Saiba mais sobre o curso do IFC aqui.
Assessoria de Comunicação do Projeto Bem Cultivar
Compartilhe essa página: