Notícias

Dia Internacional da Mulher Rural

14/10/2024

O Dia Internacional da Mulher Rural é celebrado anualmente a 15 de outubro e pretende sublinhar a importância que a mulher tem na comunidade e o seu papel essencial na atividade agrícola, no sustento familiar e/ou na gestão dos recursos naturais.

Ao mesmo tempo procura consciencializar e alertar a comunidade para a sua situação e para as dificuldades que enfrentam.

O primeiro Dia Internacional da Mulher Rural foi pela primeira vez comemorado em 1995, e foi promovido e organizado pela Fundação WWSF – Women’s World Summit Foundation. Dez anos mais tarde, a Assembleia Geral das Nações Unidas, adoptou oficialmente a data, com a assinatura da Resolução 62/136, no dia 18 de Dezembro de 2007.

 

Conceito de Mulher Rural

Uma mulher rural é toda e qualquer pessoa do gênero feminino que viva e trabalhe numa área rural. A maioria depende dos recursos naturais e da agricultura para viver, sendo em muitos casos agricultoras, empresárias ou trabalhadoras agrícolas formais ou informais.

Apesar de serem 25% da população do mundo e 43% da força de trabalho agrícola mundial, apenas 20% dos proprietários de terras são mulheres que encontram mais entraves do que os homens no acesso a serviços financeiros, à proteção social e sindicatos e os seus salários são em média 40% mais baixos que os dos homens.

Muitas delas vivem em áreas em que o acesso a serviços de saúde, água e ensino é escasso e apesar de desempenharem um importante papel dentro das comunidades, estão sujeitas a leis e normas sociais que as discriminam que reduzem substancialmente a sua participação nos processos de tomada de decisão.

Entre as tarefas desempenhadas por elas encontram-se a produção, o processamento e a venda de produtos agrícolas. A estas somam-se os afazeres domésticos, cuidar da família e da comunidade sem qualquer tipo de remuneração.

 

________

Este texto foi gerado com subsídios das seguintes fontes:

A imagem que ilustra esta matéria foi gerada com mecanismo de Inteligência Artificial pela Assessoria de Comunicação do Ceades

Compartilhe essa página: