Notícias

Só 4% dos recursos para combater mudanças climáticas vão para agricultura e ações contra desmatamento

26/09/2024

A estimativa de especialistas é que sejam necessários entre US$ 300 bilhões e US$ 350 bilhões por ano, até 2030, para a transição para novos sistemas alimentares, adaptados às mudanças climáticas e que produzam de forma mais sustentável. Isso significa que os investimentos precisam crescer pelo menos 15 vezes nesta década.

Para debater estes temas, além de segurança alimentar, os ministros da agricultura das vinte maiores economias do mundo (G20) se reúnem esta semana na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Um grupo que representa a iniciativa privada brasileira (o B20) elaborou uma lista de sugestões para levar ao G20. Entre elas, estão a criação de novos modelos de financiamento para a transição a uma agricultura sustentável, acesso às novas tecnologias por pequenos produtores para ganho de produtividade, além de um comércio agrícola global que seja multilateral, sem barreiras discriminatórias, o que poderia reduzir a fome.

 

[Continue a ler na publicação original…]

____________________________

Publicação original

Em respeito aos direitos autorais, solicitamos ler o restante da matéria e acessar os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

Compartilhe essa página: