Notícias
Jovens e Mulheres: agentes de mudança e de desenvolvimento na agricultura familiar
Entre os dias 18 e 20 de junho, o Centro Diocesano da Pastoral em Cruz Alta recebeu mais de 70 lideranças rurais, jovens e mulheres, que participaram do 1º módulo dos cursos de formação de agentes de desenvolvimento rural, promovidos pelo Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel – IFSIM em parceria com os departamentos da juventude e de mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul -Fetag-RS.
Com a participação de representantes de quase todas as regionais sindicais da Fetag-RS, os cursos visaram impulsionar o protagonismo de jovens e mulheres na construção de um futuro mais próspero e sustentável para o meio rural. Através de atividades dinâmicas e intensos debates, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as realidades socioeconômicas da agricultura familiar, identificar oportunidades de inovação e desenvolver projetos concretos de geração de renda sob a perspectiva dos territórios em que vivem.
Os participantes foram divididos em dois cursos. O curso destinado às mulheres teve como foco central a análise da realidade feminina no campo, com ênfase nas formas de organização social, política e econômica. As participantes também tiveram a oportunidade de debater estratégias para fortalecer a mobilização, organização e participação das mulheres no movimento sindical e na sociedade em geral. Além disso, o curso explorou alternativas de geração de renda e autonomia econômica para as mulheres, com foco em projetos inovadores e sustentáveis.
Já o curso direcionado aos jovens abordou temas como o reconhecimento dos sujeitos enquanto indivíduos e agricultores familiares capazes e responsáveis pelos processos de mudanças, além da perspectiva da coletividade e as ações para o futuro do meio rural baseados em aspectos da pluralidade, das construções coletivas e da vida em comunidade. Os participantes também puderam discutir alternativas inovadoras para geração de renda e sustentabilidade, buscando impulsionar seu protagonismo na construção de um futuro mais promissor para as comunidades rurais.
As diretoras da Fetag-RS, Lérida Pavanelo, coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres e Camila Rode, coordenadora da Comissão Estadual de Jovens afirmaram que este espaço de construção, formação e transformação é um elemento essencial para o empoderamento dos agentes do campo. “Jovens e mulheres têm um papel estratégico para as propriedades rurais, para as comunidades locais e a organização social. Dois públicos que necessitam de mais espaço e nós enquanto movimento sindical estamos preparando estas lideranças para promoverem a mudança em seus territórios” finalizam as dirigentes.
O segundo módulos dos cursos está previsto para os dias 20 a 22 de agosto.
____________________________
Publicação original
Acesse a publicação original para créditos adicionais:
- Fonte: Fetag RS
- Data de publicação: 20/05/2024
- Endereço: https://fetagrs.org.br/jovens-e-mulheres-agentes-de-mudanca-e-de-desenvolvimento-na-agricultura-familiar/
Compartilhe essa página: